Blog de integração dos participantes do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - PIBID - CAPES, do curso de Matematica da Universidade Federal do Pampa, Campus Bagé, com a Escola Estadual de Ensino Médio Luiz Maria Ferraz - CIEP, com a Escola Estadual de Ensino Médio José Gomes Filho .

terça-feira, 13 de março de 2012

NOTÍCIA SOBRE FORMAÇÃO CONTINUADA - PIBID


No dia 3 de março de 2012 foi realizada na Escola Estadual de Ensino Médio José Gomes Filho, escola que recebe parte do grupo do PIBID – matemática edital de 2009, Bruno Moreira Teixeira Luiz, Karlla Silveira Morales, Michéli Miéres Pina Peters, Talita da Cunha Gonçalves e Simone de Azambuja Collares, uma Oficina de Formação Continuada de Professores denominada “ESCAMBO PEDAGÓGICO”, que teve como objetivo apresentar, utilizar e socializar conhecimentos sobre os materiais financiados pela CAPES para o projeto, com a perspectiva de encontrar novas possibilidades didático-pedagógicas.
 
Foram explorados todos os nove materiais disponíveis, começando pelo Disco de frações e Dominó de frações que foram bastante destacados pelos professores da área de matemática. Além desses, ainda em frações, foi trabalhada uma alternativa para o uso do Material dourado, que é muito versátil e pode ser empregado em vários conteúdos, mas nesta oportunidade foi demonstrada sua aplicação em frações decimais. 
 
Com a Escala cuisenaire foram trabalhados conceitos de ordem, comparação, adição e subtração. O Geoplano foi usado para trabalhar localização, pontos no plano cartesiano e construção de figuras com os mesmos, o que facilita a construção de gráficos das diversas funções. 

Com o Ábaco aberto foi trabalhada a concentração através dos cálculos e com os Sólidos geométricos as noções de espacialidade e construção de sólidos com palitos, que encontra aplicação em outras áreas, como artes e geografia.

Além disso, havia o famoso quebra cabeça Tangram, muito utilizado há tempos em termos de geometria e raciocínio lógico, ou como na oficina, unindo os dois. Onde a proposta era criar com as sete peças do quebra cabeça os polígonos. Neste mesmo grau trabalhou-se com um Mosaico de madeira, que apesar de não muito usado, investindo na criatividade foi possível trabalhar exercícios envolvendo formas geométricas e raciocínio para criar figuras diferentes.

Eram 35 professores, divididos em grupos, que participaram destas atividades em circuito. 






0 comentários:

Postar um comentário

 

Copyleft 2010·PIBID Matemática por Unipampa